Há 40 anos em abertura de estádio e estreia de Renato Gaúcho o Comercial sai vitorioso.


 Há 40 anos uma jovem promessa do futebol gaúcho estreava no interior do mais novo estado do Brasil, o Mato Grosso do Sul, mais especificamente em Maracaju no também novo estádio, o "Loucão".

 Na pequena cidade de Maracaju estava sendo estreado  o Estádio Municipal Luiz Gonzaga Prata Braga, mais conhecido como "Loucão" já que o nome do estádio é uma homenagem ao prefeito da cidade na época que era conhecido por ter idéias malucas. O prefeito chegou adotar essa fama para si colocando em sua primeira eleição em 1977 "É tempo de loucura" e em sua reeleição o slogan "A Loucura continua". Quando te disserem que ele era maluco, não duvide pois a capacidade do estádio era 15 mil pessoas em uma época que a cidade tinha somente 10 mil habitantes.
 
 Hoje com seus 82 anos Luiz Gonzaga Prata diz “Eu já era prefeito, mas brigava pra tentar eleger um amigo deputado estadual, então disse pra todo mundo que se votasse nele eu iria fazer um estádio de futebol” 
 
  Maracaju era uma colônia gaúcha logo muitos habitantes de lá torciam para times do Rio Grande do Sul, Prata não era diferente, mesmo sendo torcedor do Internacional era extremamente difícil trazer o Colorado de Porto Alegre para o Mato Grosso do Sul, mas com contatos tricolores o Grêmio estava disposto a fazer um amistoso contra o Comercial e nesse jogo estreava uma nova promessa do futebol brasileiro, na época somente conhecido por Renato.

 Uma noite antes do grande jogo, Maracaju estava muito frio, ninguém esperava por isso, nem o hotel de Maracaju que nessa temperatura não tinha cobertores suficientes para toda a delegação, então Prata e Alexandre saíram buscando cobertores com o moradores, felizmente conseguiram rapidamente todos os necessários.

 No dia do jogo no estádio "Loucão" que tinha a capacidade maior que o número de habitantes da cidade estava lotado, pois vieram pessoas de várias cidades da região para assistir o espetacúlo, sendo necessário colocar cadeiras a beira do gramado já que as pessoas vieram ver o Grêmio jogar contra o Comercial, que na época jogava a sérier B.
 
 No dia do jogo o Comercial escalou:  MoacirCruz , Alaércio, Reacir, Diogo,  Mário, Helinho, Genildo, Cido, Alcione, Corisco. O seu adversário Grêmio levou para o jogo: Remi, Mauro, Newmar, Vantuir,   Dirceu, Victor Hugo, China, Jorge Leandro, Renato Portaluppi, Baltazar, Jésum.
 
Time do Grêmio enfileirado, Renato é o agachado a esquerda e ao seu lado de Branco é Luiz Prata
Time do Grêmio enfileirado
 Renato é o agachado a esquerda e ao seu lado é Prata

 Mesmo o Comercial sendo do estado, a maior parte dos torcedores estavam querendo que o time de Porto Alegre ganhasse, mas não foi o que aconteceu, com gol de Mário aos 46 minutos do 1° tempo, aquele dia se tornou vermelho e branco, mesmo com os gaúchos pressionando não foi suficiente para passar o goleiro Moacir do Manda Brasa.





                                                                             João Paulo Belli


Comentários